O açúcar contribui para o desenvolvimento da cárie dentária, pois ele é convertido em ácido pelas bactérias presentes na nossa boca. Este ácido ataca e enfraquece os dentes. Portanto, quanto maior a ingestão de açúcar, maior a proliferação de bactérias, aumentando o risco de cáries.
As bactérias são parte da placa dentária constituída também por resíduos de alimentos e saliva que ficam agarradas aos dentes depois de cada refeição. Essa placa vai diminuindo após a escovagem, porém deve realizar uma limpeza mais profunda periodicamente pelo seu dentista.
Como limitar os efeitos da ingestão de açúcar?
Algumas atitudes simples podem minimizar os efeitos deste alimento. Dessa maneira, torná-las um hábito é de grande importância.
Evitar alimentos com grande quantidade de açúcar.
Os ingredientes que vêm na lista da embalagem dos alimentos são colocados em ordem de maior quantidade para menor quantidade. Por isso, se o açúcar está nos cinco primeiros, tente evitá-los. Muitas comidas processadas apresentam grandes quantidades deste nutriente e são um prato cheio para as bactérias presentes na nossa boca.
Limitar a frequência de ingestão
Ingerir alimentos açucarados ao longo do dia é muito pior do que ingeri-los de uma só vez num único momento. Escolha uma hora específica para comê-los e faça a higienização correta logo após consumi-los. Em outras palavras, limite a frequência em, no máximo, 3 vezes ao dia sempre que vá fazer a sua higiene oral.
Seguir uma dieta equilibrada
Uma dieta equilibrada é tudo o que precisamos para manter o corpo saudável. Portanto, converse com um nutricionista e tenha um plano alimentar que contemple todos os nutrientes necessários (incluindo os açúcares) nas quantidades e frequências corretas.
Beba água
Quando não conseguir escovar os dentes após ingerir algo doce ou comer algo, passe bem a boca por água, isso ajudará a eliminar alguns dos detritos do açúcar presentes na sua boca. Esta é uma medida paliativa, assim que possível deve realizar a higienização oral adequada.
Evite lanches entre as refeições
Os pequenos lanches que costumamos fazer entre as refeições principais durante o dia são prejudiciais para os nossos dentes. Portanto, evite-os. E caso a ingestão ocorra, logo após, escove bem a sua boca.
Visite o dentista regularmente
As visitas ao dentista devem ser regulares, pelo menos a cada seis meses. Assim, o profissional irá fazer uma avaliação da sua boca e identificar qualquer sinal de cárie e de outras alterações orais. Tornando assim, muito mais fácil e rápido o início do tratamento adequado.
Ter uma boa higienização Oral
Essa é de longe uma das principais formas de minimizar os efeitos dos açúcares. Usar o fio dental corretamente e escovar os dentes, língua, região interna dos lábios, bochechas e também o céu da boca com uma escova de dentes, utilizando pasta dos dentes é a principal maneira de evitar o aparecimento de cáries. Atenção, a inflamação gengival ou doença periodontal não tem nada a ver com açúcar, logo, é imprescindível a higiene oral adequada e o retorno periódico ao dentista.