Durante o verão, temos a tendência de comer mais frutas e verduras e beber mais líquidos por causa do calor da época.São bons hábitos alimentares que também podemos manter ao longo do ano uma vez que trazem benefícios e nos ajudam a manter saudáveis nos meses mais frios do ano.
Algumas dicas de cuidados alimentares a ter no outono
- Consumir alimentos ricos em vitamina C
Alimentos que possuem alta concentração de vitamina C têm a capacidade de nos ajudar na prevenção de doenças do sistema respiratório, favorecer a absorção de ferro e aumenta a imunidade, deixando-nos com mais resistência às variações climáticas da estação.
- Comer sopas à base de legumes e proteínas magras
As sopas são uma ótima opção para ingerir nutrientes variados de uma única vez sem ficar com a sensação de estômago pesado – isso sem falar que elas ajudam a aquecer o corpo todo!
Podemos misturar carboidratos bons (como os grãos integrais), proteínas magras e um leque de legumes,de forma a diversificar as vitaminas e os minerais ingeridos.
- Comer frutas e vegetais da estação
Consumir alimentos da estação é muito vantajoso para o organismo, pois as suas concentrações de vitaminas e minerais são mais altas nesta época do ano.
Aproveite o outono para consumir verduras e legumes como abóbora, agrião, beringela, beterraba, chuchu, espinafre e repolho. Em relação às frutas, este é o momento de investir no abacate, banana, figo, goiaba, maçã, pêra e tangerina.
- Evitar alimentos muito gordurosos ou calóricos
Com a chegada do frio é normal que se queira comer mais, principalmente comidas mais pesadas como massas, carnes e sobremesas.Claro que isso não é nenhum pecado, pois há espaço para todos os alimentos.
No entanto, devemos ter cuidado para não exagerar e ganhar muito peso extra, que geralmente vem acompanhado por uma série de problemas como aumento do colesterol, diminuição da disposição e até problemas de confiança e auto-estima.
Equilibre a sua alimentação sem se restringir de nada. Coma moderadamente cada alimento.
- Hidratar-se com água, chás e sumos
As temperaturas podem estar mais amenas, mas isso não significa que podemos descuidar da quantidade de líquidos ingerida diariamente. Se tiver dificuldade para beber água, pode optar por outras opções interessantes como os sumos e chás, de preferência orgânicos e preparados no momento em que for beber.
Algumas opções são os chás de maracujá, maçã com canela, frutas vermelhas,chá verde entre outros. Todos eles ajudam a hidratar o organismo e contêm antioxidantes.
Já os sumos podem ser feitos com as frutas da estação e devem ser consumidos preferencialmente sem açúcar ou adoçante.Evitar sumos industrializados.
- Consumir alimentos que dêem mais saciedade
No outono é comum que se sinta fome mais vezes e com mais intensidade, porque a temperatura do ambiente desce exigindo um maior gasto calórico do organismo para nos manter-mos quentes.
O truque é consumir alimentos ricos em fibras, que vão dar a sensação de saciedade por mais tempo. Alguns exemplos são abacate, abóbora, banana, batata-doce, figo e repolho.
- Comer chocolate
Se não consegue ficar longe deste doce , inclua pedaços de chocolate amargo ou ricos em cacau na sua dieta, pois são uma ótima fonte de energia e magnésio se consumidas de forma moderada.
Consulte um nutricionista e esclareça todas as suas duvidas.
Confie em nós e aumente a confiança em si!