A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata a má oclusão, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dento faciais. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um stress adicional aos músculos responsáveis pela mastigação, o que pode provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporo-mandibular e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Alguns problemas ortodônticos:
- Apinhamento dentário
É falta de espaço para o posicionamento alinhado dos dentes na arcada.
Possíveis Causas:dentes volumosos e/ou base óssea muito pequena
- Diastemas
Espaço presente entre os dentes, normalmente os anteriores superiores são os mais afetados.
- Mordida Aberta
Quando os dentes superiores e inferiores não se tocam.
Possíveis Causas: respiração bocal, interposição de objectos (dedo, chupeta, língua), deficiência no crescimento do maxilar, amígdalas muito grandes.
- Mordida Profunda
Ocorre quando os dentes superiores anteriores cobrem (a maior parte) os dentes inferiores anteriores ao fechar a boca. Os dentes inferiores podem até tocar o palato (céu da boca).
- Mordida Cruzada
Quando os dentes inferiores estão posicionados para fora dos dentes superiores.
Possíveis Causas: falta de espaço, posicionamento dental inadequado, desvio da linha média.
- Erupção anormal
Quando um dente nasce fora do local adequado.
- Ausência de dentes permanentes
As vezes acontece casos em que a criança cresce e resta um dente de leite na arcada, ou até mesmo cair o dente de leite e não nascer outro no lugar e o espaço ir fechando aos poucos pela falta do permanente.
Possíveis Causas: agenesia do dente, ou seja, a não formação do dente permanente.
.
- Classe II
Ocorre quando primeiro molar superior encontra-se à frente do primeiro molar inferior, o maxilar parece ser maior que a mandíbula, e todos os demais dentes parecem estar “para frente”.
Possíveis Causas: perda precoce do dente de leite, hábitos parafuncionais (sucção digital, de chupeta, biberão ou lingual).
- Classe III
O chamado “queixo grande” ocorre quando a mandíbula cresce mais que o maxilar.
Cuidado: existe uma época certa, durante a puberdade, para o tratamento desde problema, pois o melhor momento é durante o surto de crescimento da criança, onde devemos limitar ao máximo o crescimento da mandíbula para que a maxila consiga alcançá-la.
Consulte um ortodontista e obtenha a opinião de um profissional especializado.
Quando é feito um diagnóstico atempado, diminui-se a probabilidade de ter que recorrer a terapêuticas mais interventivas.
Confie em nós e aumente a confiança em si.