É denominada doença periodontal, todas as alterações que afectam os tecidos que conferem suporte dentário, desde a gengiva ao osso.
São causados pela presença de placa bacteriana, uma película amarelada constituída por bactérias orais que adere à superfície dentária quando não é removida diariamente através da escovagem e utilização de meios complementares de higiene oral.Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes.
A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes,devido ao acúmulo de tártaro, à inflamação destas estruturas, com o seu comprometimento e destruição, pela ação bacteriana, colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.
A periodontite é uma doença silenciosa e seus sintomas podem permanecer camuflados até um estágio mais avançado da doença. Estes são alguns sinais de alerta desta doença:
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Sangramento durante a escovagem e no uso do fio dental;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Aftas;
- Mau hálito persistente;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Abscessos.
Tratamento
Num estágio inicial da inflamação gengival, através dos cuidados de higiene oral diários que incluem a escovagem no mínimo 2x por dia, utilizando uma correcta técnica de escovagem, complementada através do uso de meios auxiliares de remoção de placa bacteriana a gengivite pode ser tratada. O objectivo da escovagem e complementos é garantir a remoção da placa bacteriana e impedir que a sua formação propicie a inflamação gengival. Aconselhe-se com o seu Médico dentista sobre a técnica de escovagem mais indicada, assim como os meios complementares de higiene oral, que devem ser sempre direcionados de acordo com as necessidades de cada um, assim como, qual o dentífrico a utilizar.
Em estágios mais avançados de periodontite activa, os cuidados de higiene oral diários por si só não são suficientes para controlar a inflamação. É necessário recorrer a uma consulta especializada, no sentido de realizar um diagnóstico para determinar o estágio em que se encontra a inflamação e posteriormente proceder à destartarização e alisamentos radiculares, com o obetivo de remover todos os fatores que propiciem a inflamação (placa bacteriana e tártaro).
Faça a destartarização anualmente, cuide dos seus dentes.
Confie em nós e aumente a confiança em si.