O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória, provocando um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral.
Sendo uma patologia de ocorrência comum, o bruxismo é encontrado em todas as faixas etárias, com prevalência semelhante em ambos os sexos.
Sintomas do bruxismo:
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. As pessoas podem nem perceber até que alguém comente que fazem um horrível som de ranger dos dentes enquanto dormem. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que os seus dentes estão desgastados ou o esmalte do seu dente está rachado.
Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor no rosto, na cabeça e no pescoço.
O bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mastigadores, esses movimentos, contrações, podem superar os realizados durante o esforço consciente, sendo a causa da dor muscular e fadiga.
Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a sua fratura. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, aumentando a sua mobilidade. A frequência e a severidade deste problema pode variar e aumentar a cada noite.
Possiveis causas:
O bruxismo é associado ao stress em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional e física. Fatores como um alinhamento incorreto dos dentes e má oclusão estão presentes na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão.
Por isso, para além da tensão acumulada e do mau posicionamento dos dentes, existem algumas doenças que podem originar este problema, como é o caso dos distúrbios do sono, doentes com diabetes, Parkinson, entre outros.
Solução para o bruxismo:
Até hoje, não se conhece um método de tratamento para eliminar permanentemente o bruxismo.
O primeiro passo é reconhecer o problema: o médico dentista deve fazer um “check up” e verificar se existem alterações também de ordem física ou apenas emocional. A terapia que mais se utiliza neste problema é a utilização de placas de acrílico (goteira noturna de relaxamento muscular), realizadas pelo médico dentista, para dormir.
Estas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite logo após a sua inserção, e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo bruxismo. A sua utilização, na ausência de patologia articular declarada, tem como intuito preservar o esmalte dentário, os músculos, e prevenir eventuais problemas articulares derivados ao bruxismo.
Marque a sua consulta de observação cuide dos seus dentes…cuide de si!